Seja bem vindo(a)

Seja bem vindo(a)
Difícil não é subir na vida...mas subir e continuar sendo quem você é!

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Respostas do exercício de química

58- a)CoCl2(s) + 2H2O(g) = CoCl2. 2H2O (s)
b) Úmido: rosa, já que equilíbrio se desloca para a direita devido ao aumento de H2O.
seco: Azul, já que o equilíbrio se desloca para a esquerda por causa da diminuição de H2O nos reagentes.
59.
a)
da esquerda p/ à direita, pois a reação inicialmente precisa absorver calor para que deslocando a água dos produtos para os reagentes a solução fique rosada já que o Co permanece úmido e os produtos diminuem a concentração.
b) No experimento B, pois com a presença de água em ebulição, a umidade dos reagentes tende a diminuir deslocando o equilíbrio para a esquerda e diminuindo os produtos. Com menor concentração de produtos a constante também vai diminuir, pois a reação terá menor rendimento.
60- O que ocorre é que com a ingestão de refrigerante além do gás deste as pessoas costumam engolir juntamente muito ar. Então como a pressão no estômago é grande esta deveria fazer com que o CO2 se dissolvesse no líquido, porém a temperatura no local é grande e o estômago também é bastante ácido o que provoca o deslocamento da reação para a esquerda, o ar engolido também tentará escapar e os gases são liberados sob pressão na forma de arroto ou eructação.
61 – a) o equilíbrio se desloca para a direita provocando a dissolução Do CO2 em H2O. De acordo com o princípio de le Chatelier, o aumento da pressão vai deslocar o Equil. No sentido de menor volume.
b) O equilíbrio se desloca para o início da reação (reagentes, esquerda).
c)A reação se desloca para a direita já que aumenta a concentração de ragentes, pois o NH3 vai primeiramente entrar em contato com o CO2 (g) por este também ser gasoso.
d)A reação se descola p/ a esquerda, pois o aumento da temperatura diminui a dissolução dos gases provocando o aumento destes na reação.
62- [ não tem a figura]
63-
a)
Modernamente o ácido nítrico é produzido a partir do processo de Ostwald, onde amônia é queimada com ar sob telas catalíticas de platina gerando monóxido de nitrogênio (NO), que oxidado com ar à dióxido de nitrogênio(NO2) é absorvido sob pressão em água formando ácido nítrico.

b) produzido pela oxidação da amônia:
Síntese do ácido nítrico
NH3 + 2O 2 = HNO3 + H2O
-Combustão
A amônia é oxidada cataliticamente numa reação exotérmica, convertendo-se em óxido nitroso.
-Oxidação
O oxigênio remanescente é enriquecido e os gases são resfriados até o menor nível possível. Nessas condições a maior parte do óxido nitroso é oxidado em dióxido de nitrogênio. Associado ao vapor d'água condensado forma-se o ácido fraco.
-Absorção
Na coluna absorvedora processam-se simultaneamente a absorção de dióxido de nitrogênio em água e a reação de oxidação do óxido nitroso remanescente.

64-Sim, pois com a presença de umidade durante as tempestades o NO2 junta-se à água provocando na reação o deslocamento p/ a direita, ou seja, para a formação de HNO3

65-
No Brasil o atendimento público costuma deixar bastante a desejar. A maioria das pessoas e o próprio governo têm pouca preocupação em relação à saúde bucal. É comum a presença da cárie principalmente nas crianças por estas consumirem muitos doces que possuem grandes quantidades de carboidrato e são os principais alimentos que ajudam no aumento da cárie.
O ideal seria que o governo incentivasse mais as pessoas, adultos e crianças, a irem constantemente ao dentista, que proporcionasse um bom atendimento o que faria com que as pessoas tivessem mais vontade de ir ao dentista. É recomendável que as pessoas visitem os dentistas a cada seis meses. Apesar de parecer besteira é bom uma preocupação com esse assunto, já que um sorriso bonito faz sempre tão bem.
Deve ser feita uma alerta a respeito da prevenção:
- Usar o fio dental após qualquer refeição, principalmente antes de dormir. O fio dental consegue retirar restos de comida e placas bacterianas onde a escova de dente muitas vezes não chega; - Escovar os dentes após qualquer refeição, massageando a gengiva. Use cremes dentais com flúor; - Comer alimentos ricos em fibras, como cenoura, maçã, pepino, rabanete e verduras em geral, pois elas estimulam a salivação e contribuem para a diminuição da acidez da boca. - Evitar escovar os dentes após o consumo de refrigerantes, a maioria dos refrigerantes amolecem os dentes, espere no mínimo 15 minutos para poder escová-los. - Não beba muito refrigerante, pois eles agridem os dentes. - Visite seu dentista regularmente.
Além de tudo isso é importante que os pais tirem a antiga visão das crianças quanto ao odontologista, o medo que as crianças tem de ir aos consultórios desses profissionais deve acabar.
66- Quando um ácido é adicionado ao sangue, o bicarbonato do tampão prontamente reage com ele; a reação produz um sal, formado com o sódio do bicarbonato e ácido carbônico. Essa reação diminui a quantidade de bases e altera a relação entre o bicarbonato e o ácido carbônico. O ácido carbônico produzido pela reação do bicarbonato do tampão, se dissocia em CO2 e água; o CO2 é eliminado nos pulmões, recompondo a relação de 20:1 do sistema protetor.Quando uma base invade o organismo, o ácido carbônico prontamente reage com ela, produzindo bicarbonato e água. O ácido carbônico diminui. Os rins aumentam a eliminação de bicarbonato ao invés do íon hidrogênio, reduzindo a quantidade de bicarbonato no organismo, para preservar a relação do sistema tampão.
67- A lei de patentes deve continuar protegendo os direitos do pesquisador e da instituição, mas devem sim haver ressalvas, pois em alguns casos como a de produção de remédios e outras coisas que podem fazer um bem a toda a população devem existir exceções. O próprio pesquisador ou instituição donos da experiência devem ser os responsáveis pela decisão de permitir ou não que outros possam utilizar o trabalho feito e até mesmo aprimorá-lo.
68- a)
-Baixo investimento inicial
-Economia na manutenção, aumentando a vida útil dos equipamentos e anulando os efeitos corrosivos dos ácidos fortes;
-Economia operacional
- Facilidade de automatização
- Facilidade de estocagem, eliminando os inconvenientes de suprimento dos ácidos;
- Maior estabilidade quando utilizado em sistemas biológicos
- Melhoria das condições operacionais, eliminando os riscos com a manipulação de ácidos agressivos e evitando a presença de vapores tóxicos.
- Neutralização segura, evitando superacidez.
- Armazenado em forma líquida ou gasosa, o CO2 é um produto inerte e seguro, que não necessita manipulação.
- A regulação precisa e a baixa corrosividade do CO2 permitem também aumentar a duração de vida dos materiais.
-Uma regulação controlada: a curva de neutralização da água com CO2 é suave, ao contrário do que a dos ácidos fortes. O CO2 permite uma regulação fina do pH a 1/10 de unidade sem risco de sobre acidificação

b) Varia de acordo com a formação dos íons CO3 e HCO3, ou seja, quanto menor for a quantidade de CO2, maior será a dos íons já que o CO2 é gasto para a formação destes íons e quanto mais o CO2 tiver sido consumido, também maior será a neutralização da reação e o PH dificilmente ficará menor que 6.

Nenhum comentário: