Seja bem vindo(a)

Seja bem vindo(a)
Difícil não é subir na vida...mas subir e continuar sendo quem você é!

domingo, 14 de setembro de 2008

Amazônia - Impactos Ambientais: Desmatamentos e Queimadas


Atualmente, diversas pesquisas vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de analisar os impactos que a ação humana vem causando no funcionamento e na biodiversidade da Amazônia.
As atividades agropecuária e madeireira, realizadas principalmente nos últimos trinta anos, são responsáveis por grande parte dos desmatamentos ocorridos nessas florestas. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), já foram devastados cerca de 550 mil quilômetros quadrados da floresta amazônica brasileira, o que equivale a 13,7% da mata. Desse total, 200 mil quilômetros foram abandonados pelos exploradores assim que os recursos naturais se esgotaram.
Esses locais abandonados são conhecidos como capoeiras e possuem grande quantidade de espécies de trepadeiras e lianas, que não proliferam na mata primária (vegetação original). Uma capoeira é muito mais difícil de ser preparada para o plantio do que a mata primária.
Apesar do crescimento da agricultura predatória na Amazônia, uma pesquisa recentemente elaborada pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em parceria com o Banco Mundial, concluiu que, além dos solos pobres, 83% da região amazônica recebe chuva em excesso para que a agropecuária tradicional seja rentável. (Relatório: "Manejo Florestal Sustentável, Mudanças Econômicas no Uso do Solo e Implicações para Políticas Públicas na Amazônia", segundo Folha de S. Paulo, 22 de outubro de 2000).
As queimadas fazem parte do processo de transformação das florestas em roças e pastagens. O fogo é o instrumento utilizado pelos fazendeiros para limpar o terreno e prepará-lo para a atividade agropecuária ou para controlar o desenvolvimento de plantas invasoras. Na maior parte dos casos, elas são realizadas no final da estação seca, quando é obtido o maior volume de cinzas e quando a vegetação está mais vulnerável ao fogo. Apesar de barato, esse processo traz inúmeros impactos ambientais, principalmente ao fugir do controle, atingindo áreas que não se desejava queimar.

2 comentários:

:) disse...

Essa questão da Amazônia é algo q deve sempre ser discutido.São muitos os problemas e providências devem ser tomadas.
Olhem mais sobre os problemas ambientais na Amazônia no meu blog.
os impactos causados pelas garimpagem.

Isabelle Prado disse...

De acordo com dados da CNT, apenas 9% do gás carbônico lançado na atmosfera brasileira tem origem nos transportes. A maior parte, ou seja, 75% do gás emitido é causado pelas queimadas e desmatamentos e 2% pelos processos industriais. No setor de transporte, 86% do gás poluente é emitido pelo setor rodoviário, seguido do aéreo (7%), marítimo (4%) e ferroviário (1%). Para incentivar o uso de energias limpas, a CNT lançou este ano o Programa Despoluir. Dividido em seis projetos, o programa quer conscientizar transportadoras, caminhoneiros, taxistas, trabalhadores do setor e a sociedade.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam o setor de transporte não é o maior emissor de gás carbônico do Brasil. Mesmo assim, queremos contribuir de maneira significativa para a diminuição dos gases provocadores do efeito estufa.